terça-feira, 30 de junho de 2009

A Historia de Ângelo


Conheci um pouco sobre Ângelo através de Quênia, uma jovem da Igreja que estuda medicina e fala um pouco de Português, ela sempre nos acompanha em tudo o que fazemos e tem sido uma grande amiga para nós...

Enquanto estudava hoje pela manhã ela me trouxe o Ângelo para que orasse por ele. Orei e senti o profundo amor de Cristo por ele enquanto orava, então começamos a conversar...

Angelo está para fazer 20 anos, é jovem, magro como a maioria dos cubanos, só que tem Aids.

Com 17 anos interrompeu seus estudos e foi para Habana. Lá começou a se prostituir e fazia qualquer tipo de coisa com qualquer tipo de pessoa, estrangeiro ou não, homem ou mulher. Também usava drogas como o crack (aqui uma “pedra” custa cerca de 25 dólares, por não ter muito, pois o trafico quase não existe se compararmos com nosso pais) e chegava a usar 200 dólares em uma noite.

Foi assim que contraiu o vírus da AIDS, com quase 19 anos.

Quando ele soube foi enviado pelo governo para outra cidade – Oiguim- onde ficou em um hospital psiquiátrico sob fortes medicamentos onde entrou em depressão profunda e ficou tão magro que quase morreu.

Um dia um senhor que fazia visitas no hospital pediu para orar por ele, mas ele recusou. Um dos psiquiatras insistiu com ele dizendo que ele não teria nada a perder com isso, então que o deixasse orar. Ele então concordou.

Após esse dia seu sistema imunológico começou a responder um pouco melhor e teve algumas melhoras significativas ao ponto de ser transferido para cidade onde estamos- LAS TUNAS.

Um dia quando estava em frente ao hospital a filha do pastor de Jovens da Igreja onde estamos hospedados que tinha apenas 8 anos lhe entregou um folheto que ele recusou; mas ela disse: Minhas intenções são boas, só quero que você conheça a Deus – ele ficou constrangido e tocado por isso ,e veio a Igreja.

Ficou um tempo na Igreja, mas parece que algumas coisas não muito boas se passaram.

Faz três meses que saiu. Sua vida esta pior que antes agora, pois tudo o que fazia agora faz pior por não ter mais esperança. Há duas semanas descobriu que o vírus já esta encubado.

Aparentemente ele esta “bem”, mas já esta no estagio avançado da doença.

Suas taxas que deveriam estar altas estão baixas, e as baixas estão altas.

Falei um pouco sobre sua importância e valor para Deus. As pessoas aqui em Cuba não tem muito acesso a Bíblia (não por não poderem, mas porque são poucas mesmo) então sua falto de conhecimento real e profundo da palavra é bem grande. Conhecem praticamente a Bíblia da forma que é apresentada na Igreja, mas nem todos têm suas próprias Bíblias.

Por isso fiz questão de ler com ele as passagens de Salmos 139 que fala como Deus nos fez com tanto amor e cuidando dos mínimos detalhes quando ainda estávamos na barriga de nossa mãe; também li Isaias 1:16_19 que fala sobre mesmo quando os nossos pecados são vermelhos como a escarlata Deus deseja torná-los brancos como a neve, e por ultimo Oseias 11:1-4 Que fala de como Deus cuida de nós e nos envolve com seu amor mesmo quando estamos longe.

Vendo como ele ficou após ver essas coisas na bíblia, penso que foi a primeira vez que o amor de Cristo foi apresentado dessa forma a ele, sem condenação somente o convidando para perto.

Sinto por não ter tanto tempo para estar com ele e assim falar com ele com mais liberdade e profundidade.

Mas quando saiu parecia estar um pouco mais animado e esperançoso sobre seu futuro. Se ele vai mudar não sei, a sua dor era muito profunda, mas creio que pelo menos por aqueles minutos que estivemos juntos ele sentiu o amor de Deus por ele e pode ter através dos meus braços uma demonstração do tamanho do amor e importância que Deus tem para oferecer a ele.

Sei que não posso transformar o mundo assim tão rápido, mas posso respingar gotas de amor e de esperança pelos caminhos por onde eu passar.

Las Tunas, 27 de Mayo de 2009 – Quarta-feira - Cuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário